quinta-feira, 2 de março de 2023

Veja como usar as cores na hora de atrair os clientes

 


Qual cor chama mais atenção para vendas?  Melhores cores para vender muito

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Existem muitas decisões importantes na criação de uma marca, mas saber qual cor chama mais atenção para vendas é primordial.

A cor de uma marca é frequentemente o primeiro ponto de contato do cliente. E como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Logo, é essencial escolher os tons que representam cada um dos ideais que você quer transmitir.

Sabendo como essa decisão é um tanto complicada, montei um conteúdo superbacana. Você encontrará tudo que precisa para tomar a melhor decisão, confira!
Preciso decidir logo, qual cor chama mais atenção para vendas?

Costumo brincar que é mais fácil juntar 20 mil reais para montar um negócio, do que escolher cores da marca. Na hora de decidir, parece que nada faz sentido, as cores não combinam ou não refletem a essência do empreendimento. Isso é normal, tá?

Muito porque a decisão não deve ser a esmo, tipo: “já sei, vou escolher amarelo e azul e pronto”. Pelo contrário, essa é uma das escolhas mais importantes, especialmente quando assumimos que cada cor transmite um sentimento único.

Então, é quase impossível eu dizer a você: “olha, escolha laranja ou roxo que vai dar tudo certo”. Primeiro porque essa decisão só deve ser tomada depois de muito planejamento, estudo de mercado e definição de público-alvo.

Isso mesmo, a melhor fonte para você decidir sobre as cores, é precisamente a sua audiência. Afinal, cada tom da marca precisa estar em sintonia direta com o consumidor.

Dito tudo isso, os especialistas afirmam que as cores que mais chamam a atenção, são:Vermelho e seus tons de variação.



Amarelo e a sua rica paleta de tons.
Azul e a infinidade de nuances existentes.

No entanto, se avaliar profundamente o impacto delas no seu público, pode chegar à conclusão de que nenhuma faz sentido. Isso acontece e é mais frequente do que imagina, principalmente quem planeja fazer uma vitrine simples e bonita.

E por falar nisso, há de se considerar também o nicho que você vai trabalhar. Então, tudo isso tem influência direta na tomada de decisão.

DICA EXTRA: um dos erros mais comuns ao abrir uma loja de roupas, é a escolha precipitada das cores. O mesmo vale para uma loja de móveis ou um salão de barbearia. Resumindo, cada segmento costuma ter tons específicos, lembre-se disso!


Considerando que é inviável apontar a melhor cor, sem ter informações aprofundadas, que tal ver o que cada tom representa? Esse assunto é tão sério, que existe um estudo focado em entender o comportamento humano em relação às cores.

Por conseguinte, a psicologia das cores é uma área que se baseia na alteração dos sentimentos e emoções. Além disso, estuda o impacto na formação do desejo que uma pessoa tem quando se depara com determinada cor.

Em outras palavras, é crucial saber exatamente o que quer transmitir ao potencial cliente antes mesmo de considerar suas cores!


1. A cor vermelha e seus tons na hora de vender
O vermelho é uma das cores que mais se destacam na hora de fisgar a atenção das pessoas. Considerada uma cor vibrante, ao longo dos anos, as pessoas passaram a associar o vermelho às promoções e descontos.

Isso impede você de usar na marca em geral? De forma alguma, se fizer sentido, é um tom assertivo para conversar com a audiência. Porém, é inegável o fato de o vermelho representar um sentimento de urgência, daí sua aplicação nas promoções.

Empresas de tecnologia.
Negócios focados em serviços financeiros.
Varejo em geral, visto que normalmente estão em meio às promoções.
Por último, o nicho de beleza e saúde, como uma lojinha de maquiagem.


2. Como a cor amarela se comporta diante dos consumidores?
Relacionado comumente à esperança e, sobretudo, a confiança, a cor amarela é bastante vantajosa para quem procura transmitir esses sentimentos. Não à toa, geralmente vemos tons de amarelo sendo usados em campanhas e ações de marketing.

Para não sobrecarregar a identidade visual com aquele amarelo estourado, uma boa ideia é dar pequenos toques amarelados na composição.
Veja 4 segmentos que mais usam a cor amarelaNovamente, o segmento de alimentação domina a utilização do amarelo, pois associa-se ao sentimento de alegria e conforto.
Marcas de produtos voltados para casa, como eletrodomésticos.
Produtos para crianças normalmente têm algum tom de amarelo, visto que passa aquela energia alegre.
Empreendimentos que atuam no transporte em geral, como uma empresa de moto táxi.


3. O azul é uma cor de muita atração, entenda o porquê!
Se você está prestes a montar uma empresa com atuação mais sóbria no mercado, talvez o azul seja a escolha. Isso porque transmite tranquilidade e estabilidade. É por isso que vemos empresas de seguro e bancos “trajando” tons azuis.


4. Já imaginou usar o roxo em sua marca e vitrine?
Confesso que o roxo é menos utilizado, uma vez que passa aos clientes uma sensação de sofisticação. Um bom exemplo de negócio que adota o roxo, são as lojas de vinhos importados, preste atenção para você ver.


5. Descubra como a cor verde pode ajudar o seu negócio
Não preciso nem dizer que o verde é bastante utilizado como parte principal da composição de diferentes negócios, né? Afinal, o verde costuma passar a sensação de naturalidade e sustentabilidade, sendo adotado por empresas, como:Comércio de cosméticos naturais e orgânicos.
Produtos financeiros.
Empresas de investimento em geral.

Outro destaque do verde, é a sua capacidade de remeter à prosperidade, por isso que a maioria das financeiras utilizam.


6. O laranja é pouco utilizado, mas pode chamar a atenção!
Por último, mas não menos importante, temos o laranja. Considerada uma cor bastante intensa, empresas de distintos segmentos incluem em sua paleta de cores. Aqui eu destaco as fábricas de brinquedos, artigos para festas e itens fitness.
Conhecer as cores é uma coisa, mas como escolher a certa para seu negócio?

Além das cores acima, obviamente que existem incontáveis tons adicionais, que podem ser mesclados à estratégia visual. Para ajudar você na escolha das cores que comporão sua marca, fiz um levantamento com dicas práticas, dá uma olhada:Trabalhe na definição do público-alvo: o primeiro passo é conhecer cada detalhe do seu potencial público. Procure entender o que impacta na sua decisão, suas preferências e dores.
Elabore uma vasta pesquisa sobre as cores: em posse destas informações, faça um levantamento das cores mais alinhadas. Determine quais têm capacidade de transmitir a essência da marca.
Crie a identidade, as campanhas e faça testes: por fim, elabore sua identidade, a paleta de cores e as peças da campanha. O mais importante é testar e analisar os resultados, ajuste se for necessário.

Estes pequenos passos são bem superficiais, pois o aprofundamento precisa partir de você, do seu produto e da audiência. Porém, no vídeo a seguir você encontrará mais detalhes e informações sobre qual cor chama mais atenção para vendas, confira:


Saber qual cor chama mais atenção para vendas é uma estratégia que impacta no futuro da marca

Já está começando a avaliar qual cor chama mais atenção para vendas em seu empreendimento? Procure não se basear nos outros negócios, realize uma análise interna do que é mais importante para sua realidade.

Tenha em mente que esse primeiro contato do cliente com sua marca é um dos mais relevantes. Então, cause uma ótima primeira impressão e aumente as chances de sair na frente da concorrência.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a alcançar outras pessoas que precisam desse conteúdo. Para isso, nada melhor do que compartilhar nas redes sociais, concorda? Até a próxima!




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